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Historic Endurance: Ginetta dinamarquês repetiu pole-position para as 3 Horas de Spa




É sabido, por experiência, que uma corrida de resistência não se ganha na primeira curva. No entanto, no início da tarde de sábado, nenhuma das equipas com aspirações à vitória quis desperdiçar a oportunidade de garantir um lugar na primeira fila para a fotografia da partida da nona edição das 3 Horas de Spa – a prova inaugural da temporada de 2025 do Iberian Historic Endurance.



Com o sol a brilhar sobre o mítico traçado das Ardenas belgas, equipas de todo o mundo disputaram a sessão de qualificação de 45 minutos, que definiu a grelha de partida para a corrida mais longa da temporada. Apesar dos seus sete quilómetros de extensão, a elevada quantidade de carros e os diferentes ritmos no pelotão tornaram extremamente difícil completar uma volta limpa ao Circuit de Spa-Francorchamps.






Numa sessão de qualificação marcada por várias interrupções, os dinamarqueses Palle Pedersen e Alexander Weiss, ao volante do Ginetta G4R (H-1965), foram os mais rápidos, repetindo a pole-position conquistada na edição anterior. Na primeira linha da grelha, o pequeno GT britânico viria a ter a companhia do Ford Capri RS2600 (H-1976) da família Kuijl – Wim, Tim e Dieter.





A segunda linha foi ocupada pelo vencedor do ano passado, o britânico Ben Baker, que este ano divide o volante do Lotus Elan 26R (H-1965) com o compatriota e piloto do BTCC, Rory Butcher, e pelo Porsche 911 RS 2.8 do duo Paul Daniels/Markus Palttala. A terceira linha acabou partilhada dois Shelby Cobra: um conduzido por Charlie Martin e Robert Friedrichs, e o outro por Alexander Kolb e Nico Verdonck.



O “top 10” da sessão ficou completo com o Ford Escort Mk1 RS1600 de L. Christoforou e K. Michael, o AC Cobra 289 de Charles Firmenich e Benjamin Monnay, o Porsche 911 RS 3.0 de C. Prevel e M. Mitieus, e o TVR Tuscan – equipado com o popular motor Ford Essex V6 – de C. Kay e B. Caisly.






Entre o contingente português, composto por três carros, destacou-se o Porsche 911 ST preparado pela Garagem João Gomes. O trio Piero dal Maso / José Carvalhosa / Guilherme dal Maso terminou a qualificação no terceiro lugar da classe H-1971. Cinco posições atrás surgiu a icónica “Bomba Verde”, o histórico Porsche 911 ST ex-Américo Nunes, conduzido por Manuel Ferrão e Diogo Ferrão.



Já na categoria H-1976, e motivados pela vitória alcançada na primeira corrida em Portimão, Bruno Duarte e Filipe Jesus, ao volante do habitual Porsche 911 RS 3.0, foram um dos vários pilotos que não conseguiram realizar um tempo expressivo na sessão, e ficaram posicionados na 22ª posição da geral, mas do quinto lugar entre os H-1976.



A corrida, com a duração de cento e oitenta minutos, ficou marcada para o dia seguinte às 9h50 (hora local).




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