top of page

Historic Endurance com grelha de classe mundial no Jarama Classic




  


O Iberian Historic Endurance voltará a ser a prova "cabeça de cartaz” na sétima edição do Jarama Classic NAPA, o mais reputado festival de clássicos de competição de Espanha, apresentando para este evento, que já é uma referência a nível europeu, uma grelha de partida com mais de quatro dezenas de carros de sonho, composta por doze diferentes marcas de automóveis e pilotos oriundos de dez países.  

 

Depois das visitas memoráveis já este ano ao Circuit de Spa-Francorchamps, para a prova mais longa da temporada, e ao Circuito de Jerez, os carros que marcaram gerações nas décadas de 1960 e 1970 da competição de clássicos mais prestigiada do sul da Europa aceleram agora no mais antigo circuito permanente construído em Espanha, para um fim de semana que será de festa dentro e fora da pista. 

 

O museu vivo que é o Historic Endurance marca presença em Madrid com algumas das suas cobiçadas peças de colecção, cujos donos se orgulham de trazer para o seu “habitat natural”, as pistas. A visita ao Circuito de Madrid Jarama – RACE será uma rara oportunidade de ver em pista carros tão icónicos como o Ford GT40, AC Cobra, Ford Mustang, Jaguar E ou Porsche 356, ou então, apreciar máquinas que foram construídas a pensar exclusivamente na competição automóvel, como são o caso do Lotus 23B e do Elva MK7.  




 

Para esta prova, a sempre imponente grelha de partida do Historic Endurance será reforçada pela participação de pilotos e carros provenientes dos melhores campeonatos mundiais da especialidade. Ralf Huber estreará no Historic Endurance um Bizzarrini 5300 GT, um carro que só se produziram 133 unidades, e Fabrice Bernollin um AC Cobra, um carro que usa o mesmo motor de 4700cc Ford do GT40. Já o brasileiro Fabiano Vivacqua vai fazer a sua primeira prova de clássicos no continente europeu com o seu Porsche 356 B. 

 

Numa competição em que o espírito de convívio e partilha da mesma paixão é mais valorizado que a volta mais rápida ou resultado final, em disputa na primeira corrida estará também a classificação do Index of Performance, a classificação que premeia dos pilotos do carro que obtém na primeira corrida o melhor rendimento em pista, em função da idade, cilindrada e tipo de carroçaria. Aqui, os carros de menor cilindrada levam vantagem, sendo que os Lotus Elite e Elan são naturalmente os grandes favoritos ao triunfo. 

 

Com a sessão qualificação agendada para a hora de almoço de sábado, naquele que será o primeiro grande teste que irá colocar à prova pilotos e máquinas, o programa do primeiro dia do Jarama Classic encerra com uma prometedora corrida de 50 minutos. No domingo, pelas 14h10, será realizada a segunda corrida do fim de semana, com transmissão televisiva em directo nas redes sociais Facebook e Youtube da Race Ready. 

 

O Jarama Classic não é apenas sobre corridas, mas uma possibilidade para celebrar a herança automobilística e a cultura de cada época. Num ambiente agradável para toda a família, os fãs e entusiastas terão acesso ao paddock e, assim, a ocasião de admirar de perto estas relíquias automotivas de competição, para além de terem a oportunidade de usufruir de actividades interativas como simuladores, karting e insufláveis para os mais novos. 




ความคิดเห็น


bottom of page