Duarte Pires, Manuel Almeida e Francisco Olho-Azul celebram vitórias em jornada emotiva em Portimão
- Race Ready
- há 7 dias
- 2 min de leitura

Duarte Pires, Manuel Almeida e Francisco Olho-Azul celebram vitórias em jornada emotiva em Portimão
A temporada de 2025 da Single Seater Series arrancou com uma animada jornada dupla no Autódromo Internacional do Algarve.
Integrada no programa do Algarve Iberian Racing Festival, a ronda inaugural viu Duarte Pires triunfar em ambas as corridas entre os monolugares com asas, enquanto Francisco Olho Azul e Manuel Almeida fizeram o mesmo na categoria dos monolugares sem asas.

Na manhã de domingo, que começou com a pista seca, Duarte Pires foi o grande protagonista da primeira corrida do fim de semana, arrancando da pole position — após registar um tempo de 1:48.095 — para uma vitória dominante, sem nunca ceder a liderança. Com um ritmo impressionante e controlo absoluto ao longo das 9 voltas, Pires cruzou a linha de meta com uma vantagem confortável de doze segundos, assinando uma exibição irrepreensível.
No circuito de Portimão, André Pardal, que partiu da primeira linha da grelha, teve uma largada difícil, caindo para o último lugar nos primeiros metros. No entanto, protagonizou uma recuperação notável, sendo uma das principais animações da corrida. Ao longo dos 15 minutos, Pardal escalou posições de forma consistente até terminar num meritório quarto lugar. À sua frente, João Silva e Rui Silva mantiveram-se nas posições de segundo e terceiro, respetivamente, completando o pódio dos Tatuus FR2000.

Nos monolugares sem asas, a luta foi intensa até ao último metro. Manuel Almeida, na sua estreia, protagonizou um duelo eletrizante com Francisco Olho Azul, vencedor da edição do ano passado. A decisão deu-se apenas na última volta, com duas ultrapassagens entre os dois pilotos dos Fórmula Ford, culminando numa vitória em "photo finish" para Almeida — um desfecho emocionante que promete mais batalhas renhidas ao longo da temporada.
Com a chuva a marcar presença em força momentos antes da partida para a segunda corrida, os pilotos viram-se forçados a cumprir grande parte da prova atrás do Safety Car. Quando as condições melhoraram, a corrida teve finalmente o seu verdadeiro arranque, com Duarte Pires, mais uma vez, a destacar-se e a caminho de uma segunda vitória contundente no fim de semana.
Num verdadeiro exercício de perícia e resiliência, tentando manter os monolugares controlados numa pista alagada, João Silva foi o segundo a cortar a linha de meta, seguido de Fernando Mayer Gaspar, que protagonizou uma excelente recuperação desde o fundo da grelha até ao terceiro lugar com o seu Mygale PNC2000 — esforço que lhe valeu ainda a volta mais rápida da corrida. Rui Silva voltou a ser o terceiro classificado entre os Tatuus FR2000.

Na divisão dos carros sem apêndices aerodinâmicos, Francisco Olho Azul desta vez não deixou escapar o triunfo, beneficiando de um atraso de Manuel Almeida. Miguel Pereira e Manuel Melo, que já tinham terminado em terceiro na primeira corrida, completaram o pódio da divisão ZT, mas agora com um segundo lugar.
Carlos Antunes Tavares, ao volante do seu Chevron B47, e Christopher Kirby-Higgs, num Funspeed FS 2019 “Made in Portugal”, não enfrentaram oposição direta nas suas respetivas classes, mas certamente não tiveram descanso na constante luta contra os elementos.
A próxima jornada da Single Seater Series está agendada para o fim de semana de 12 e 13 de Julho, no Autódromo do Estoril.


コメント