Depois de uma temporada de afirmação em 2024, a Carrera 80 vai crescer em 2025, com um calendário alargado e várias novidades que respondem aos interesses dos pilotos e equipas.
A competição para carros de Turismo e GT, construídos entre 1976 e 1994, continuará a expandir-se na próxima temporada, e, com isso, o calendário incluirá mais um evento. Ao todo, a competição será composta por cinco eventos — três em Espanha e dois em Portugal — colocando a Carrera 80 nos principais acontecimentos organizados pela Race Ready.
A temporada arranca em Maio, num circuito que será uma novidade para grande parte dos participantes. O Circuito de Velocidade de Monteblanco, situado na província de Huelva, a poucos quilómetros de Sevilha, foi recentemente homologado e conta com uma reta de 960 metros e 18 curvas num traçado de 4,458 quilómetros, prometendo grandes corridas e um novo desafio.
O calendário inclui ainda o regresso ao Jarama Classic, o maior festival de clássicos de Espanha, e outra prova em solo espanhol. A Carrera 80 estará igualmente presente no Circuito de la Comunidad Valenciana Ricardo Tormo, como parte de um programa de provas da Race Ready, num dos circuitos mais sofisticados e funcionais do sul da Europa.
Como já é tradição, a temporada irá terminar com duas provas em solo português: uma no Autódromo Internacional do Algarve, integrada no programa do revitalizado Algarve Classic Festival, e outra no Autódromo do Estoril, fazendo parte da terceira edição do Estoril Endurance Festival.
Preservando a filosofia dos "3 C” - No Crashing, No Cheating, No Complaining - que herda do “irmão mais velho”, o Iberian Historic Endurance, cada evento da Carrera 80, sem excepção, contará com duas corridas de 40 minutos, com uma paragem obrigatória nas boxes, sendo que as corridas disputadas ao domingo serão transmitidas em live streaming.
Após a experiência bem-sucedida na última prova de 2024, a utilização de pneus slick será igualmente permitida em 2025, embora com restrições regulamentares e um handicap de tempo durante a paragem nas boxes, de forma a equilibrar a performance para quem optar por manter os pneus radiais.
Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, a temporada de 2025 será marcada por uma “aposta num calendário alargado. Este crescimento surge em sintonia com o aumento do interesse pela competição, prevendo-se que os novos participantes conduzam carros que recordam os anos dourados dos carros de Turismo e o início do renascimento dos GT. Relativamente às regras específicas da competição, passámos a permitir o uso de pneus slick. Isto significa que as equipas poderão utilizar pneus slick, mas com uma paragem extra (durante a troca de piloto e com apenas um conjunto novo a cada dois eventos). A decisão de termos permitido os slicks no Estoril foi importante para validar que estamos no caminho certo, com a grelha a atingir os 20 inscritos.”
Antes do arranque da temporada, no fim de semana de 21 e 22 de Março, o Autódromo do Estoril vai ser palco de mais uma edição do "Exclusive Test Day". Este é o momento crucial para pilotos e equipas afinarem os seus carros e se prepararem para a competição que começa no mês seguinte.
Calendário de 2025
21/22 Março - Exclusive Test Day - Autódromo do Estoril 🇵🇹
16/17 Maio - Monteblanco - Circuito de Monteblanco 🇪🇸
14/15 Junho - Jarama Classic - Circuito de Madrid Jarama RACE 🇪🇸
13/14 Setembro - Valência - Circuito Ricardo Tormo 🇪🇸
25/26 Outubro - Algarve Classic Festival - Autódromo Internacional do Algarve 🇵🇹
29/30 Novembro - Estoril Endurance Festival - Autódromo do Estoril 🇵🇹
コメント